Home

Apresentação

A Mostra Paranaense de Dança é um festival produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, que pretende reunir anualmente trabalhos de escolas, academias e grupos das mais variadas faixas etárias e estilos de dança do Estado do Paraná e de Estados vizinhos, em Mostras Seletivas e em uma grande Mostra Final na cidade de Curitiba. Além da apresentação dos grupos, conta com espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e oficinas de aprimoramento artístico e técnico.

Tem como objetivos a divulgação, incentivo e fomento da dança realizada no Paraná e Estados vizinhos, a interação entre profissionais e estudantes, a formação de platéia, a divulgação e valorização da profissão de bailarino, o estímulo à criatividade coletiva e individual, a circulação de bens culturais e a transposição de fronteiras culturais.

Na sua 9a. Edição, a Mostra realizará seletivas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão e Marialva. Estima-se a participação de 2.000 artistas inscritos,  a realização de 40 oficinas e a participação de companhias e bailarinos profissionais convidados como o Balé Teatro Guaíra e os solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.

Coordenação: Jorge Eduardo Schneider e Simone Bönisch Olsen